Quem Somos

Institucional

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaboticabal ou, abreviadamente, APAE de Jaboticabal, foi fundada em 30 de novembro de 1971. De acordo com seu Estatuto, é uma associação civil, beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos ou de fins não econômicos, com duração indeterminada. Atualmente sua Recepção funciona na Rua Arthur Verri, 191, Bairro Nova Jaboticabal.

Missão
Promover a Pessoa com Deficiência e as famílias vulnerabilizadas, possibilitando o acesso destes, a bens e serviços; por meio de ações de prevenção, habilitação e reabilitação; da articulação das políticas públicas, e defesa dos direitos; favorecendo a qualidade de vida e impulsionando o processo de Inclusão Social.

Valores
A APAE de Jaboticabal no atendimento ao público alvo e nas relações estabelecidas com a comunidade e com os inúmeros parceiros adotou como Valores Institucionais: a Ética, o Respeito, a Dedicação, o Profissionalismo, a Competência e o Comprometimento.
E suas ações são baseadas em Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade, eficiência e transparência; sendo contrária a qualquer forma de distinção e discriminação.

História

No Brasil, os primeiros movimentos com o objetivo de atender à pessoa com deficiência aconteceram entre as décadas de 50 e 60. A dinâmica de organização desses grupos era reunir pais, amigos, professores, médicos e outras redes de apoio para discutir e trocar experiências sobre a questão da pessoa com deficiência, na época chamada, “excepcional”. Assim nasceu, em 1955, no Rio de Janeiro, a primeira APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Mantendo as mesmas características de organização, começava, em 1971, o movimento para a criação da APAE de Jaboticabal. O Consórcio de Promoção Social dos Municípios da Região de Jaboticabal reuniu pais e amigos de pessoas com deficiências, entre outras autoridades, na Sede Social Diocesana, para tratar da criação da APAE e da nomeação da Diretoria, após a Palestra “O Excepcional e sua Posição na Comunidade”, proferida pela Assistente Social, Ney de Jesus Silva Santiago.
Na data de 08 de julho de 1972, a APAE de Jaboticabal inaugurou a Escola de Educação Especial, contando 30 alunos e com 03 funcionários, funcionando no espaço antes ocupado pela “Casa do Cego”, cedida em Comodato.
Desta data até hoje, a estrutura física, os recursos materiais, os recursos humanos multiplicaram-se exponencialmente, refletindo a maneira de se conceber a pessoa com deficiência e os serviços especializados que demandam. O crescimento aconteceu juntamente com o aprimoramento das políticas públicas, dadas pelos avanços em Prevenção e Saúde, pelas mudanças nas diretrizes da Educação e da Assistência Social. (Para conhecer a nossa estrutura, acesse o link Áreas de Atuação deste site.)

Fotos:


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Datas marcantes



1972 – Inauguração da Escola de Educação Especial.

1975 – Implantação da Oficina Pedagógica.

1976 – Participação da APAE na II Olimpíada Estadual das APAEs, em Pirassununga.

1979 – Realização da I Semana de Estudos sobre o Excepcional.

1982 – Implantação do Programa de Estimulação Precoce.

1992 - Implantação do Projeto 0 a 3 Anos de “Prevenção, Detecção e Intervenção Precoce”. E do Teste do Pezinho, através do Programa Integrado de Rastreamento da Fenilcetonúria e do Hipotireoidismo Congênito.

1994 - Criação do Núcleo de Estimulação Essencial.

1997 – Abertura ao Trabalho Voluntário.

1999 - Inauguração do CEAPE – Centro de Apoio de Profissionais Especializados “Antonio Alceu Bellodi”.

2000 – Apoio à Criação da Unidade Olhos da Alma e Recebimento da Doação do Alqueire de terra para a construção da Unidade CETAP – Centro de Educação, Treinamento e Atividades Profissionais.

2002 – Certificação da APAE como uma das 400 Maiores Instituições do país, pela Kanitz & Associados.

2003 – Criação do Circuito Regional Especial de Esportes/CREE pela FEAPAE/SP, com a APAE de Jaboticabal sediando a Etapa de Atletismo.

2004 - Implantação do Projeto Caminhando Juntos de incentivo à Inclusão Escolar de pessoas com deficiências e pleno funcionamento do CETAP Agrícola. Implantação do Serviço de Telemarketing e da Criação da Unidade da Família.

2005 - Inserção na Festa do Quitute - Barraca do Acarajé e Tapioca.

2007 - Inauguração da sede do CETAP e Credenciamento do Serviços de Média Complexidade junto ao Ministério da Saúde.

2008 – Participação da APAE na elaboração da Política Pública de Educação Inclusiva junto à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

2009 – Conquista de Parceria Municipal para o AEE – Atendimento Educacional Especializado.

2010 – Implantação do Projeto ‘Saber Viver’, hoje Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias – Modalidade de Centro-Dia.

2012 – Implantação do Serviço de Acolhimento Institucional - Modalidade Residência Inclusiva.

2013 – Implantação da Modalidade de Educação Especial para o Trabalho.

2015 – Habilitação como Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual- CER II.

2019 – Implantação do Espaço “Pedro Sitta”.